quarta-feira, 4 de maio de 2011

História da moda e das noivas

Anos 2000 - Individualismo, vintage e preocupação com o meio ambiente.


E chegamos aos anos 2000. Se posso dizer alguma coisa sobre esses 11 anos, 10 anos de um novo milênio e um novo século é que cada vez mais as regras da moda se flexibilizam em nome do estilo pessoal. Não existe mais apenas uma tendência, uma direção a seguir, embora apareçam sim "vontades coletivas" a cada estação. Estamos em uma época que preza a identidade pessoal, os casamentos vão se tornando cada vez mais a cara de seus noivos. Pode ser em um restaurante, pode ser no quintal de casa, pode ter toda a pompa e circunstância que você quiser. Assim é também com o vestido de noiva, cada vez mais a idéia é que você estaja linda, confortável e seguindo o seu próprio estilo no dia do seu casamento. As linhas de moda noiva se tornam mais plurais, procurando atender um número maior de gostos. Entramos tembém na era dos blogs, é bem mais fácil procurar por inspirações, conhecer novos estilistas e trocar informações sobre fornecedores. Somos mais bem informadas e mais exigentes. Que bom.
O império do tomara que caia continua, é verdade, mas cada vez mais as noivas querem algo diferente, querem novas modelagens, novos tecidos até novas cores. algumas apelam pra vestidos vintage, sejam originais ou inspirados em épocas passadas, outras procuram novos estilistas, separam milhões de fotos de referência ou compram seus vestidos em lojas que não necessariamente façam moda para noivas. Temos também uma mudança nos enfeites de cabeça, não são mais só as grinaldas tradicionais que atraem as noivas : casquetes, flores, laços, tiaras, girlandas, plumas. É a imagem da noiva se tornando cada vez mais pessoal.


Alguns vestidos lindos para noivas dos anos 2000:








Anne Valerie Hash.



Delphine Manivet (ADORO)



Outro Delphine Manivet.



Claire Pettibone.



Stephanie James, com carinha de 1950.



Uma preocupação cada vez maior é com o meio ambiente e com maneiras de ter um casamento ecologicamente correto. Pode ser procurar um vestido vintage e reformá - lo, ´numa idéia de reaproveitar algo que já existe, pode ser procurar estilistas que usem tecidos ecologicamente corretos, pode ser procurar formas de neutralizar a emissões de carbono geradas pela sua festa, ou usar produtos locais e orgânicos no buffet. Cada vez mais empresas estão se adaptando a essa nova preocupação e buscando suluções que sejam sustentáveis e bonitas, uma bela sugestão são as lembrancinhas eco - criativas da Fernanda, do Sushi com macarrão. Ela faz por exemplo, caixinhas de papel semente que depois podem ser plantadas pelos convidados, evitando desperidício de papel, lixo excessivo e resultando em belas flores :).
Ps: Não conheço a Fernanda pessoalmente, mas sei que ela tem um trabalho legal e muito elogiado. Coloco o contato aqui porque gostei, aqui não tem propaganda paga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário