terça-feira, 5 de abril de 2011

História da moda e das noivas

1940 - Guerra e New look Os anos 1940 começam em plena Segunda Guerra Mundial, com isso, duas coisas acontecem : racionamento de tudo, inclusive tecidos, e as mulheres se tornam a principal força de trabalho, já que os homens estão na guerra. A roupa tem que ser prática. Vestidos de noiva não são uma prioridade e muitas noivas se casam com roupas "comuns". Também não há muitas flores e pensem que na maioria das vezes o casamento tinha que ser rápido, afinal o amado embarcaria em pouco tempo pro campo de guerra. A silhueta é bem justa, com ombros marcados e mais sóbria que em 1930, com mangas longas . Quando há vestido de noiva, ele é geralmente feito em casa, com tecidos não tão nobres, ou aproveitando o tecido de algum outro vestido, como o vestido de casamento da mãe ou avó. Já li uma história de um vestido que foi usado por cinco noivas de uma mesma vizinhança, assim todas tiveram a oportunidade de se vestirem de noivas. Uma coisa interesante desse período foram as soluções que as mulheres deram a falta de produtos de beleza. Turbantes e lenços entram na moda já que são práticos, protegem os cabelos quando as mulhetes trabalhavam nas linhas de montagem das fábricas e escodem a falta de produtos para cuidar dos cabelos. Não havia meias de seda, então as mulheres desenhavam aquela linha da costura de meia nas pernas para criar a ilusão de estarem usando meias, a vaidade feminina não conhece limites Noiva de 1942, reparem que o noivo está de uniforma, isso é muito comum, mesmo entre os homens que não era militares mas tinham sido convocados.



Outra noiva de 1942 - Dois anos depois a irmã da noiva usou o mesmo vestido, com algumas alterações e o mesmo véu.


Com o fim da Guerra, em 1945, a moda começa a voltar a ter matéria - prima para vestidos mais elaborados, até que, em 1947, Christian Dior cira o New Look, que volta a celebrar a feminilidade com saias bem amplas e a cintira marcada. Cada vestido gasta metros e metros de tecido e no começo há protestos por causa da "frivolidade" em se usar algo tão luxuoso e dispendioso novamente, mas a nova silhueta se torna um sucesso pois reflete o desejo das mulheres por luxo e beleza depois de um período tão sombrio.


Algumas fotos:



Não é um vestido de noiva, mas bem que poderia ser :)

Rainha Elizabeth II em seu casamento e uma foto só do vestido (já notaram meu amor pela família real britânica?) Na época do casamento (1947, dois anos depois do fim da guerra) o povo britânico teve que ser informado pelo palácio que os bichos da seda usados para fazer a seda do vestido vinham da China e não de paíser inimigos, como Japão e Itália.


Ufa esse ficou comprido, continua na parte 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário