terça-feira, 19 de abril de 2011

Historia da moda e das noivas

1980 - Romantismo e excessos.

Para definir a moda noiva nos anos 1980:













Em 1981, Lady Diana Spencer casou - se com o Príncipe Charles, tornando - se a Princesa de Gales. Seu vestido era feito de tafetá de seda, com aplicações de renda, lantejoulas, 10.000 pérolas e uma cauda de 7,5 metros. Essa é um dos vestidos de noiva mais conhecidos de todos os tempos e se tornou O vestido da década de 1980. O romantismo exagerado, as mangas, os muitos detalhes, os volumes, foram inspiração para muitas noivas da época.
Hoje, talvez ele nos pareça um pouco datado, mas vamos parar para pensar: Diana tinha 19 anos quando casou com seu príncipe, era, ao que tudo indicava um conto de fadas da vida real, uma história de sonho. Não é assim que devem ser os vestidos das princesas de contos de fadas? Românticos até dizer chega?
Pra ilustar, uma pequena historinha : minha tia é costureira e toda a vez que eu ia visitá - la ficava horas olhando as revistas com os moldes e modelos que ela usava. Eu devia ter uns 9 anos quando encontrei uma revista com moldes de vestidos de noiva, um deles o molde para o modelo do vestido da princesa Diana, quando vi aquele vestido, fiquei completamente apaixonada. Era tudo que a menina ultra romântica e sonhadora que eu era ( e ainda sou) queria. Claro que aquele seria o MEU vestido. Claro que eu ia casar exatamente daquele jeito.
Hoje eu não penso mais assim e as coisas que me inspiram são outras, mas não é isso que um vestido de noiva de uma princesa deve fazer? Inspirar meninas sonhadoras?
Será que dia 29 o vestido de Kate vai fazer com que menininhas do mundo todo fiquem com os olhos brilhando?

Algumas outras noivas dos anos 1980:











Eu tenho a impressão que a idéia era um pouco tudo - ao - mesmo - tempo -e - agora, bem coerente com a moda dos anos 1980 em geral, inclusive.




Hoje em dia, embora ainda existam alguns vestidos de noiva bastante exagerados, não vejo neles uma inspiração nos anos 1980 exatamente. Será que estou enganada? Acho que é uma época que os estilistas não visitam muito quando criam para noivas, o que vocês acham?

Um comentário:

  1. Como eu nasci em 1984, o vestido da Diana - e tudo que ele influenciou nos anos seguintes - é sim para mim o modelo de vestido de noiva que existe na minha cabeça. Engraçado isso, né? Qdo fala em vestido de noiva, era em algo assim que eu pensava! Claro que as mangas bufão eu dispensei qdo entramos na década de 90 (minha mãe me comprou vários vestidos com essas mangas...) mas eu vou admitir que nunca me vi num vestido chiquérrimo, moderno e sequinho apesar de babar em qse todos eles. Na hora de escolher o meu, apesar de 2011, eu mantive alguns detalhes do meu conceito íntimo de vestido de noiva! rsrsrsrs Te mando uma foto? rs
    ADOREI O post. Nunca tinha pensado nisso.

    Ise

    ResponderExcluir