terça-feira, 26 de abril de 2011

Historia da moda e das noivas

1990 - Minimalismo e o começo do império.

Depois de todo o romantismo e todos os excessos de 1980, a nova década começa um pouquinho cansada, querendo voltar ao básico. Começa então o movimento chamado de minimalismo. Linhas mais simples, cores mais neutras, menos adornos, maquiagem e cabelo mais naturais.
Claro, o romantismo na moda para noivas continuou e também a idéia da noiva princesa, mas aí, em 1996, chega o vestido que teve tanto impacto na moda para noivas nos anos 1990 quanto o da Lady di em 1980 :




Carolyn Bessette casou - se com John Kennedy Jr. em 21 de setembro de 1996. Seu vestido é simples. muito chic, quase lembrando uma camisola. Tornou - se então um dos vestidos mais memoráveis de todos os tempos e inspirou muitas noivas que estavam cansadas de tantos adornos. O vestido também tornou o estilista Narciso Rodrigues famoso e eu devo dizer, num comentário pessoal, que se dependesse da minha mãe era assim que eu me casaria.




Aqui no Brasil, Adriane Galisteu foi uma das noivas que aderiram a ideia de um vestido minimalista em seu primeiro casamento em 1998 ( desculpem pela foto, não consegui nenuma realmente boa que mostrasse melhor o vestido). O modelo é Valentino e mantem a idéia de vestido de noiva que é quase como uma camisola linda de cetim. O buquê de arruda foi um sucesso e muitas noivas copiaram.
Acontece que....
Como eu falei antes, a noiva romântica com inspiração em 1980 não desapareceu. Os vestidos mais cheios, com mais enfeites continuaram populares também, embora tenha se tornado menos exagerados. As mangas ficam mais curtas e menos volumosas e as luvas se tornam muito populares.






Noiva dos anos 1990.

Outra moda que começa a aparecer são os vestidos de noiva vermelhos( lembram do monte de reportagens sobre eles da polêmica se podia ou não?). Algumas noivas mantém o branco, mas apostam em buquês de rosas vermelhas que até hoje são muito populares.



Esse na verdade é um modelo de 2010, mas pra mim tem toda a carinha de um vestido vermelho do fim dos anos 1990.

Agora vou falar de uma moda dos anos 1990 que na verdade não sei se foi popular no mundo todo ou se foi uma coisa que eu observei apenas em algumas noivas e revistas de época. Vestidos de noiva com inspiração medieval. Eu vi vários desses em revistas e lembro de assistir alguns casamentos com noivas medievais. Era aliás uma tendência que eu gostava muito e imaginava que ia me casar assim também ( pausa para as leitoras abandoram o blog).



A ideia era mais ou menos essa, eu era apaixonada por essas mangas soltas e esvoaçantes. Ler Brumas de Avalon várias ( e várias, e várias ) vezes te deixa nesse clima.
Por fim, no final dos anos 1990, começa um império que continua até hoje, com vestidos com o modelo mais popular entre as noiva do mundo todo disparadamente : o vestido tomara - que - caia.




Victoria " Posh Spice" se tornou Victoria Beckham em 4 de julho de 1999, em um modelo da estilista Vera Wang.
Os anos 1990 foram então cheios de referências, com vários "tipos" de noiva. Algumas tendências começaram e ficaram por lá. Outras como os "vestidos - camisola" ou o decote tomara - que - caia continuam firmes e fortes. Hoje em dia, quando vejo algumas revistas de noivas ainda vejo modelos com uma cara bem parecida com 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário