sábado, 9 de abril de 2011

História da moda e das noivas

1960 - Futurismo e moda jovem. Lembram que eu falei que nos anos de 1950 começa um culto a uma imagem mais rebelde, mais jovem, separando o jovem dos pais? Pois então, em 1960 nos vemos o nascimento dessa moda jovem pra valer. Antes o jovem se vestia ou como criança ou como uma miniatura dos pais. Na década de 1960 acontece a separação definitiva e a moda começa a ficar cada vez mais focada nos jovens e nos movimentos culturais das ruas. O Rock, a libertação feminina com o advento da pílula anticoncepcional, a exploração do espaço. O desejo é por coisa novas, pelo moderno, imaginando qual seria o futuro e como estaríamos nele. Londres é a capital da moda, da música, dos movimentos culturais. Os novos estilistas estão experimentando com materiais com plástico e metal. Os tecidos sintéticos ficam mais populares e as saias encolhem muito com a criação da mini saia Temops também o começo de uma época que será de contestação. Os jovens querem estabelecer sua própria identidade. As mulheres agora podem decidir se querem ou não ter filhos. De repente pode - se fazer sexo apenas pelo prazer, sem se preocupar. De repente casar torna - se realmente opcional. Isso muda o conceito de família, de casamento e claro, o conceito do que é uma noiva. Na moda, a silhueta é mais limpa, no formato trapézio, sem tantos enfeites como em 1950 e como eu disse, as saias sobem muito, usam - se minis com meias de naylon brancas e botas de cano alto,mangas meis longas ou sino. Se os vestidos são longos ou mais tradicionais, eles são mais justos e com cintura império,ainda tem um quê de romantismo, mas bem mais leve que na década anterior. A verdade é que as noivas estão cada vez mais livres para se casar como quiserem. Alguns vestidos da época:


Noiva de 1965. Viram? É tudo bem mais justinho, sem volume na saia como em 1950.



Casamento do comediante Sammy Davis Jr., em 1960.



Casamento da atriz Sharon Tate e do diretor Roman Polanski, 20 de janeiro de 1968. Vestido curtinho ( corajosa a noiva, já que era inverno) usado com meias de nailon claras. Essa foto é uma homenagem a maior fã de Sharon Tate que eu conheço, minha mãe.


Os anos de 1960 são constantemente revisitados pela moda, mas eu pelo menos não acho que sejam tão populares entre as noivinhas atuais. Será que a idéia de casar com um vestido bem curtinho parece estranha? Ou sera a silhueta trapézio aliada a cintura império que não agrada tanto? De qualquer modo, alguns vestidos atuais inspirados pelos anos 1960:


Eu adoro esse vestido. Seria legal pra um casamento civil, não acham?


Nenhum comentário:

Postar um comentário